Circuito SP de Moda e Arte

← Back to the Portfolio

A dupla Danilo Blanco e Fernando Zelman da Galeria Central, em parceria com a Galeria Pontes e o Cine Olido, realizam o “Circuito SP de Moda e Arte”, que ocorrerá paralelo à Semana de Moda Primavera / Verão de 2011, com apoio do SPFW, reunindo a 2a edição da Mostra “Cinema de Moda” no Olido e a exposição “Roupa de Domingo na Arte Popular” na Pontes.

Complementar as oficinas criativas na Pontes e o dinâmico bate-papo com os curadores do Cinema de Moda, a proposta inclui – no Olido – comentários do crítico Luciano Ramos apresentando os filmes da mostra e o “Estilo Solidário”, com Manu Carvalho, que revela dicas preciosas de estilo, montando looks com roupas e acessórios de bazares permanentes de instituições beneficentes de São Paulo, como AACD, GRAACC, APAE, Casa Hope e Exército de Salvação.

Realização: Galeria Central, Cine Olido e Galeria Pontes.

Apoio:  SPFW – São Paulo Fashion Week, Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura de São Paulo, Editora Trip, Revista TPM, Sagatiba, Galeria Karandash, SEBRAE-PE, Governo do Estado de Alagoas, Sobrado 7, Catraca Livre, Rádio Jovem Pan, Associação Viva O Centro,   Consulado Geral da França e Tv Minuto.

ROUPA DE DOMINGO NA ARTE POPULAR – GALERIA PONTES

Idealizado por Danilo Blanco e Fernando Zelman da Galeria Central, “Roupa de Domingo” estimula trânsito, fusão e convergência da cultura de moda com diversos gêneros de expressão, envolvendo talentos emergentes e nomes consagrados, através da renovação, itinerância e mobilidade de doze edições.

Para esta 8ª edição, realizada em parceria com Edna Matosinho de Pontes da Galeria Pontes, a exposição se reinventa ao convidar artistas da Arte Popular a fazer sua interpretação sobre o tema “roupa de domingo”, exibindo obras de artistas de vários estados como Paraíba, Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo; reunindo estilistas, pintores, escultores, fotógrafos, designers e muito mais.

Local: Galeria Pontes – Rua Minas Gerais, 80, Higienópolis, São Paulo/SP - Tel (11) 3129-4218.

Amplo estacionamento.

Acesso a portadores de necessidades especiais.

Coquetel de abertura: 08 de junho, das 19hs às 22hs.

Manobristas e seguranças no local.

Visitação: de 09 de junho a 03 de julho de 2010.
De 2ª a 6ª feira, das 10 às 19hs – sábados das 10 às 17hs.

Artistas Participantes: Aldi Flosi, Alex Orsetti, Bajado, Betinho, Broine Lozneanu, Cristina Nascimento, Danilo Blanco, Donny Correa, Elieni Tenório, Espedito Seleiro, Família Petuba, Fê Cordula, Fernanda Eva, Gejo, Isabelli Ribot, Jaime Prades, Jô Souza, João Braga, José Cícero da Silva, Liora Czeresnia, Luis Tananduba, Magy Imoberdorf, Manoel Santos, Manuel Eudócio, Marliete, Marinaldo Santos, Miriam Homem de Melo, Miriam Mamber, Nitz Finkelstein, Odon Nogueira, Omar Souto, Orlando Pedroso, Ozi, Palumbo, Paula Ferber, Paulo Carneiro, Renato Dib, Resendio, Rogério Cavalcanti, Sergio Gregório, Tarcísio Andrade, Vicente Ferreira, Vieira, Zezinha e Andrea do Vale do Jequitinhonha e muito mais…

Bate-papo com os artistas: Jaime Prades, Oz e Gejo.
Dias 18, 25 de junho e 02 de julho, das 19 às 22hs (sextas feiras).

Oficinas criativas: Participantes – Gejo e Sérgio Gregório.
26 de junho e 03 de julho, das 14 às 17hs (sábados).

Mesa redonda / Sagatiba - Cinema, moda e arte – fronteiras e conexões, com os palestrantes: Daniela Capelatto, cineasta; João Braga, professsor e historiador de moda; e Priscila Brunetti, consultora de moda.
29 de junho, às 20hs  (terça-feira).

Curadoria: Danilo Blanco, Edna Matosinho de Pontes e Fernando Zelman.

Fotógrafia: Rafael Martinelli.

Cenografia: Sérgio Gregório.

Inscrições: galeria@galeriapontes.com.br

PORÃO DA PONTES

Com foco no acesso e mobilidade da produção artística e cultural contemporânea,  a Galeria inaugura seu novo espaço expositivo – PORÃO DA PONTES -  apresentando pintura, fotografia, escultura, assemblagem, arte urbana, ilustração e muito, reunindo nomes consagrados, protagonismo juvenil e talentos emergentes do ambiente acadêmico, coordenado por Danilo Blanco e Fernando Zelman.

Mixando generos de expressão, o Portão da Pontes inaugura com a mostra “É TUDO NOSSO”, apresentando obras de Gejo, Jaime Prades, Isabele Ribot, Drago, Mário Francisco/ Der Metropol, Liana Keller, Magy Imoberdorf, Mônica Jackson, Roberto Santana, Rodrigo Rosner, Rogério Cavalcanti, Thais Velloz’o e muito mais.

Galeria Central

A Galeria Central é um dinâmico laboratório de idéias criativas, que direciona suas ações para produção, difusão e democratização do acesso a arte e cultura contemporânea, que envolve, em sinergia, o protagonismo juvenil urbano, novos talentos do ambiente acadêmico e nomes consagrados, com ênfase na mixagem de gêneros de expressão.

Galeria Pontes

“A Galeria Pontes dedica-se exclusivamente à arte popular. É o resultado do olhar amoroso, ensolarado de Edna Matosinho de Pontes que percorreu todo o Brasil à procura de peças que expressassem com inventividade a magia do povo brasileiro e a força da nossa natureza.
Na escolha dos artistas e das peças, Edna deixou a paixão no comando, mas procurou sempre o horizonte da autêntica criatividade. E assim, com paciência e a necessária obstinação, Edna Matosinho de Pontes reuniu um acervo rico e diversificado. As obras são originárias das mais distantes regiões brasileiras – foram produzidas na floresta amazônica, no pantanal de Mato Grosso, no serrado de Goiás, no vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, no sertão de Pernambuco, enfim, vieram do vasto mundo que compõe o nosso país. O conjunto forma um panorama da alma brasileira, apresenta um Brasil sonhado pelo seu povo, com exuberância, mística e sensualidade. A Galeria Pontes é, em si mesma, ensolarada, um arco-íris. Um espaço de muita vitalidade. Energia que não para de brotar, porque a arte popular é germinal, isto é, plena de vida.”

Fabio Magalhães – Museólogo e Crítico de Arte

Contato: Fernando Zelman – galeriacentral@hotmail.com
(11) 3129- 4218 ou 6198-7450

  • Filed under: Leia Também