Galeria Pontes: Um panorama da alma brasileira

← Back to the Portfolio

Reportagem da Revista Higienópolis

Quando resolveu instalar uma galeria de arte em uma rua tranqüila de Higienópolis, a colecionadora e pesquisadora Edna Matosinho de Pontes ouviu algumas objeções. Não seria melhor negócio se a galeria estivesse em um ponto mais comercial? Mas havia algumas boas razões para ela preferir Higienópolis: é o seu bairro, onde ela mora há quase trinta anos, bem como da maioria de seus amigos, e ela desde o início pretendeu transformar a galeria em um ponto de encontro dos moradores de Higienópolis. Instalada num amplo e belo casarão, a Galeria Pontes, localizada à Rua Minas Gerais, nº 80,  dedica-se à difusão e venda do  melhor da produção atual da arte popular  brasileira. Este espaço surpreende e alegra quem passa por lá. Encontramos pinturas, desenhos e esculturas em diversos materiais como madeira, cerâmica, pedra e ferro. Peças feitas com muito talento e autenticidade que  revelam o orgulho da identidade  brasileira. Fábio Magalhães, importante museólogo e crítico de arte afirma no texto da exposição inaugural Olhar Ensolarado… “o movimento internacional de arte moderna foi beber na fonte da criatividade popular. No Brasil os artistas modernistas como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Cícero Dias e tantos outros incorporaram valores da estética popular para renovar a linguagem artística de seu tempo”.

Os trabalhos são cuidadosamente garimpados nos principais centros de criação de arte popular do Brasil. São obras produzidas no Pantanal mato-grossense, no vale do Jequitinhonha, no sertão nordestino e em outras regiões. Ainda nas palavras de Magalhães  “a Galeria Pontes mostra um panorama da alma brasileira e apresenta um país sonhado pelo seu povo, com exuberância, mística e sensualidade”.

Com o passar do tempo a Galeria ampliou o seu raio de ação sem deixar de lado a sua função básica de venda de obras de arte. Além da realização de exposições, organiza debates e palestras sobre temas importantes ligados a questões culturais. Programou para este ano um ciclo mensal gratuito de palestras e debates tendo como tema a Identidade Cultural Brasileira, sempre na ultima terça feira do mês. No jardim da casa foi criado um dos espaços mais simpáticos e agradáveis da Galeria. Cercado por flores, arvores e obras de arte funciona o Café das 14 às 20 horas. Lá são servidos, além de um saboroso café cujo grão é moído na hora, chás de diversos sabores e origens, sucos exóticos e deliciosos sanduíches. O destaque é o inesquecível bolo “Cabeça de Negro”, receita de Manoela Pontes, sogra da proprietária, recheado e coberto com uma calda de castanhas do Pará e ameixa preta. Como parte da sua vocação de pólo cultural do bairro, funcionam também na Galeria uma livraria e uma biblioteca para consulta, especializadas em arte popular.

Local: Galeria Pontes
R.  Minas Gerais, 80 – Higienópolis
Telefone: (11) 3129-4218
Site: www.galeriapontes.com.br
E-mail: galeria@galeriapontes.com.br
Horário: segunda a sexta, das 10 às 19h/ sábado, das 10 às 17h

Estacionamento e acesso para cadeirante.

  • Filed under: Leia Também