Natal é época de celebração, Jesus nasceu, é isso o que se comemora. Nada melhor do que o olhar do artista popular na criação dos presépios. A Galeria Pontes trouxe presépios do Brasil todo, em diferentes técnicas e estilos: em madeira com diferentes composições e número de personagens. Os de cerâmica, feitos no Nordeste, tinham um galo incorporado às personagens que costumam ser encontrados. Os vindos de Capela (AL) eram em barro na cor natural e, os de Caruaru (PE), mais ousados, muito coloridos.
Foram trazidos também pinturas outras esculturas em pequeno formato com temas religiosos.
O propósito da exposição Celebração da vida foi divulgar as manifestações populares com o tema da natividade. Mostrou peças de importantes artistas populares como Artur Pereira, Adão, Costinha, Sil, João das Alagoas e da família do Zé Caboclo, entre outros.
Pequenos formatos em escultura e pintura são uma sugestão original e acessível para presentear com arte na celebração do Natal e festas de final de ano.
Para crianças e adultos que cultivam o bom humor, houve diversos brinquedos artesanais populares.
Todas peças de um acervo garimpado pelo país afora que exibiram, de forma festiva, a arte rica, o colorido e a religiosidade do povo brasileiro.
Curadoria de Edna Matosinho de Pontes