Nilson Pimenta, morreu prematuramente aos 60 anos em Cuiabá no dia 23/12/2017.
Nilson, nasceu na Bahia em 1956, mas ainda muito criança foi para o Mato Grosso com a família, onde todos trabalhavam na lavoura.
Começou a desenhar em 1978 e dois anos depois conheceu o Atelier Livre de Arte ligado à Universidade Federal de Mato Grosso, criado por Aline Figueiredo e Humberto Espíndola.
Foi convidado para dar aulas de pintura e lá tinha também o seu ateliê. Seu trabalho como professor e artista plástico foi muito importante no cenário artístico da arte brasileira. Tem talento reconhecido aqui e fora do Brasil.
Era um homem afável, simples, sem afetação alguma e transbordava generosidade.
Foi o artista plástico que melhor retratou o Pantanal de Mato Grosso, embora nunca tenha ido ao Pantanal. Ele me explicou sua razão: “Se eu fosse ao Pantanal veria tudo de uma vez. Eu não queria copiar os bichos, queria imaginar e fazer”.
Tal como roteiristas e diretores, que precisam controlar todos os personagens, Nilson Pimenta não queria que nenhum elemento externo viesse perturbar a ordem estabelecida por ele. Com sua fértil imaginação criou muita beleza e recriou o seu próprio Pantanal.
Edna Matosinho de Pontes